Destino de um Movimento

O estudo da história religiosa confirma que nenhum reavivamento espiritual tem mantido os puros princípios da verdade para além da terceira e quarta geração. Nos dias de Josué, “Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué.” Josué 24:31. Depois vieram as repetidas apostasias do período dos juízes.

A elevação do povo de Deus nos dias de Samuel foi seguida pelos dias negros do reinado de Saul, ao passo que os dias bons do rei Davi deram lugar ao culto de Baal dos seus sucessores. Curta foi a duração da nobre obra de Esdras e Neemias, enquanto a maravilhosa vida espiritual infundida na igreja através de Cristo e dos apóstolos, não sobreviveu nem mesmo à vida de João, o Amado. Vede o trágico padrão repetido no ministério dos Reformadores, Wycliffe, Lutero e Wesley.

Em cada caso, da forma mais subtil, o coração foi afastado das grandes verdades que, no início, os separara de Babilónia. Eles voltaram novamente ao redil e comunhão do Anticristo. Porém, durante todo o tempo de aparente separação foram cuidadosamente sustentados, juntamente com as mais solenes e insistentes declarações de Deus que ainda os guiava e abençoava, mesmo que em nenhum sentido Deus estivesse entre eles.

À luz do que, sem excepção, caiu sobre esses movimentos antes de nós, seria um grande disparate assegurar a nós próprios de que não poderia acontecer novamente hoje, especialmente quando é visto a presença desta segurança própria em todos os colapsos anteriores.

Este é o ininterrupto padrão do passado. É também a história do presente. Em meados do século passado, surgiu como a glória do sol da manhã, um movimento descrito pela inspiração, como sendo o mais livre de imperfeição humana desde os dias de Pentecostes. Vede O Grande Conflito, pág. 401. Os pais fundadores lutaram com coragem, fé e oração pela fé uma vez entregue aos santos.

Mas, como era glorioso o nascer desse sol, assim o dia triste do seu ocaso. Grandes e comprometedoras mudanças foram feitas, fazendo voltar o movimento da promessa de regresso ao aprisco e comunhão do Anticristo. Decidir-se a acreditar que não é assim, não vai mudar o facto de que assim é. A nossa única segurança eterna reside em ver e relacionar-nos com as coisas como elas realmente são.

Clicar para continuar a ler

Sobre jfernandes2016

Sábia é realmente a pessoa que, em cada encontro com outros onde os problemas estão presentes, cuidadosamente desvia os olhos das acções da outra pessoa e estuda as suas. Deve manter continuamente diante de si que no dia do julgamento, não vão ser as acções da outra pessoa pelas quais vai ter de prestar contas, mas das suas próprias reacções a essas acções.
Esta entrada foi publicada em A Contrafacção, A Lei de Deus, Anticristo, Carácter de Deus, Examinai os espíritos, História do Adventismo Moderno, Imaculada Conceição, Justiça de Cristo, Libertação do pecado, Natureza de Cristo, O Evangelho Eterno com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.